Jump to content
Eugenio

Violão Tenor

Recommended Posts

Olá pessoal!

Eu já fiz um filho único.

A afinação era a mesma que o rods comenta, CGDA, usei cordas de banjo tenor,

sendo que a "A" usei corda "E" 08 de guitarra, ( é assim que o Zé Menezes usa em seu tenor) a escala de 58, com o corpo baseado no do Zé menezes um pouco menor que o do violão e maior dos que eu tenho visto por aí.. um som fantástico, coisa de chorão mesmo, própio pra tocar lamentos, toda vez que visito o dono dele, faço questão que ele toque " lembrando chopin" pra mim.. umas das músicas mais fántásticas que já ouvi de um tenor.

Opa!

Me desculpe por deixar vc esperar Eugenio, realmente não tinha percebido a sua pergunta :blush: .

O que eu fiz foi sem ressonador.

Mas, estava pretendendo fazer um com resonador, mais isso pra mim, no momento está inviável, teria que importar um, e ter uma planta de um violão com ressonador, pra mim ter pelomenos uma base...pois nunca vi um instrumento desse de perto.

Vou procurar uma foto que eu tenho dele pra mostrar aqui...

Só não repare a mão dele pois foi uma época em que eu estava viajando ainda a procura de uma mão pra os meus instrumentos, daí eu cheguei a uma mão bizarra :no::13: .

Abração!

Opa!

Me desculpe por deixar vc esperar Eugenio, realmente não tinha percebido a sua pergunta :blush: .

O que eu fiz foi sem ressonador.

Mas, estava pretendendo fazer um com resonador, mais isso pra mim, no momento está inviável, teria que importar um, e ter uma planta de um violão com ressonador, pra mim ter pelomenos uma base...pois nunca vi um instrumento desse de perto.

Vou procurar uma foto que eu tenho dele pra mostrar aqui...

Só não repare a mão dele pois foi uma época em que eu estava viajando ainda a procura de uma mão pra os meus instrumentos, daí eu cheguei a uma mão bizarra :no::13: .

Abração!

Foi esse:

O som como eu disse, ficou maravilhoso mesmo, sem exagero, com muitos harmonicos e muita sustentação, e olha que o tampo é de caixeta!

E esse aí é o meu amigão, professor Leonardo Rocha, manda muito esse rapaz!

ATgAAABBwXfDetcKhpk5EubhM-X3e-_iikOvQ8VqQxgKbPyLTUinsOOtxVs06KUK24Btk2IDu1uYfbQ7E-W8wg0HgAltAJtU9VA40A61ahjTuFMTLP-U84hXJYI7Lg.jpg

Realmente, Mário...

Esse bichinho é muito gostoso de tocar....toda vez que visito esse meu amigo,faço questão de ficar com ele no colo... acho que é por conta da afinação dele... tende a exagerar nos Harmonicos, pra mim que só arranho, fico brincando uns solinhos nele... é muito prazeroso... dá pra viajar com os harmonicos..

Abração!

Wellington, é mais fácil e rápido fazer um tenor ou dá o mesmo trabalho que um violão de 6?

Olá Eugenio!

Digamos que seja um pouco mais fácil.

Mas, no geral é quase a mesma coisa...

Falo do violão tenor sem ressonador.

Abração!

Wellington, obrigado mais uma vez pelas respostas.

Quem andou tocando violão tenor, curiosamente, foi o Yamandu Costa. No disco que ele gravou no Japão, tem uma faixa onde ele toca o dito cujo.

Quem andou tocando violão tenor, curiosamente, foi o Yamandu Costa. No disco que ele gravou no Japão, tem uma faixa onde ele toca o dito cujo.

Curiosidade,

sabe se ele toca com palheta?