Jump to content
Eugenio

Violão Tenor

Recommended Posts

Pois é, a turma toda usava cordas de aço. Até Agustin Barrios, que deveria usar tripa ou nylon, usava cordas de aço. Corda de tripa era muito cara pra quem tocava violão na rua e a grana era curta. O nylon começou a decolar de verdade em meados da década de 50.

7 Cordas de aço ainda continua sendo o preferido dos chorões tradicionais. E muitos violonistas jovens abraçaram o 7 de aço.

O Rogério Caetano, por exemplo, usa sete cordas de aço direto. É o principal instrumento dele, ele usa nylon só de vez em quando.

Pode ou vir sem medo, o som é mais bonito que o do Dilermando.

Aí vou ter que concordar com o Vinicius. Violão de 6, tradicional, de aço, só mesmo antes de inventarem o nylon. O que se mantém de aço até hoje é o de 7, e ainda assim com as duas primeiras de nylon. Que é a concepção do Dino. Gosto desse som, mas nunca me dei bem com o aço ou com a dedeira. Pro violão de 6, ou pra solo, o nylon é muito mais agradável.

Todo mundo que eu vi tocando tenor até hoje usava palheta. Mas acho que mais pelo fato de ser um instrumento solista do que por ter cordas de aço. Palpite meu.

Naquele violão que ele usava? Tenho minhas dúvidas... aquilo era uma caixa de cebola.

Ficaria melhor sim, mesmo sendo uma caixa de cebola. Da mesma forma que se ele tivesse um super-ultra violão com cordas de aço, o som ia continuar feio, porque mesmo assim ia ter as malditas cordas de aço.

O violão de seresta que o Paulo Bellinati usa com cordas de aço é muito bonito. O jeito do Dilermando tocar é que era meio pesadão mesmo.

Bom, eu gosto de ouvir o Dilermando, o som dele é obviamente diferente do padrão de violão solo hoje, mas pra mim é bonito.

E, só pra implicar, prefiro mil vezes o som do Dilermando com cordas de aço do que o Yamandu com nylon... :icon_twisted: