Jump to content
Eugenio

Violão Tenor

Recommended Posts

Fala Polegario ! Gostaria me tirasse umas dúvidas.. Estou com um violão tenor lá em casa, Del Vecchio dinâmico.. mas to com algumas dificuldades quanto a encordoamento:

- comprei na Bandolim de Ouro um jogo para Banjo-Tenor da marca "Melodia"; a princípio o som ficou excelente, porém a corda Lá quebrou rapidamente. Não sei se o braço tá com alguma empenação.. enfim, tinha pensei em estar exatamente essa idéia de usar uma corda de violão de aço (vou testar mais tarde). Mas, porque você acredita que o Zé Menezes não preferia usar a própria corda lá do banjo-tenor ? Teria alguma relação com essa coisa de arrebentar a corda rapidamente ?

- mais uma dúvida: quais são as marcas que você conhece de encordoamento para banjo-tenor hoje no mercado, e onde encontra-las no Rio ou em Niterói ?

Desde já muito obrigado !

Olá Paulinho!

Isso é de costume acontecer...

As cordas de banjo tenor são um tipo de adaptação mesmo.. por isso a lá arrebenta com facilidade.

Já é comum se usar a "09" de guitarra pra evitar esse problema...

( acho que comentei que era a 08, mas me equivoquei é a "9" que aguenta melhor)

Qual a medida da escala do seu tenor?

Os próximos que farei irei usar uma escala menor que a de 58, pra evitar mais esses problemas e devido o que se toca no tenor as aberturas ficam mais fáceis também...

Tenho curiosidade em conhecer na mão um tenor desse dinâmico...

Você mora no Rio?

Olá Paulinho!

Isso é de costume acontecer...

As cordas de banjo tenor são um tipo de adaptação mesmo.. por isso a lá arrebenta com facilidade.

Já é comum se usar a "09" de guitarra pra evitar esse problema...

( acho que comentei que era a 08, mas me equivoquei é a "9" que aguenta melhor)

Qual a medida da escala do seu tenor?

Os próximos que farei irei usar uma escala menor que a de 58, pra evitar mais esses problemas e devido o que se toca no tenor as aberturas ficam mais fáceis também...

Tenho curiosidade em conhecer na mão um tenor desse dinâmico...

Você mora no Rio?

Sim, o meu grupo de choro, o Café Brasil, estará se apresentando toda quarta a partir de 03/set no Bar Itália, em Charitas. Como eu peguei esse instrumento há pouquíssimo tempo (ainda não comecei a estudar por causa desse problema das cordas), não to tocando nos shows.. só o bandolim. Mas se você quiser dar um pulo lá numa quarta, me avisa que eu levo ele pra você ver.

Abração !

Sim, o meu grupo de choro, o Café Brasil, estará se apresentando toda quarta a partir de 03/set no Bar Itália, em Charitas. Como eu peguei esse instrumento há pouquíssimo tempo (ainda não comecei a estudar por causa desse problema das cordas), não to tocando nos shows.. só o bandolim. Mas se você quiser dar um pulo lá numa quarta, me avisa que eu levo ele pra você ver.

Abração !

OK Paulinho!

Com certeza vou sim.

Assim que clarear uma quarta aqui, te aviso com antecedência por email.

Abração!

Queria levantar esse tópico novamente.

Alguém sabe onde eu consigo encontrar um Violão Tenor dinâmico, daqueles que o Garoto tocava? Ou quem fabrique também. Sei que o Pole já fez um, mas gostaria de um dinâmico... e ai Pole, topa fazer um com ressonador? Heheh

Queria levantar esse tópico novamente.

Alguém sabe onde eu consigo encontrar um Violão Tenor dinâmico, daqueles que o Garoto tocava? Ou quem fabrique também. Sei que o Pole já fez um, mas gostaria de um dinâmico... e ai Pole, topa fazer um com ressonador? Heheh

só conheço esses dois que fazem:

http://www.saviocoutoluthier.com/

http://www.jbinstrumentos.com.br/

O Eduardo Brito é uma grande estudioso e apesar de não ter no site dele, acho que vale a pena conversar.

http://www.ebluthier.com.br/

Violão tenor foi construído no Brasil a pedido do Garoto, que não queria tocar banjo.

Afinado por quintas como a viola de orquestra, a Del Vecchio fabrica o instrumento.

O Luiz do Duofel tem um feito, se não me engano, pelo Saraiva.

Na ilha da Madeira o cavaquinho é tocado com cordas de tripa em estilo rasgueado.

Quanto a cordas de nylon ou aço, parece que o primeiro violão 7 cordas nylon foi feito para o Raphael Rabello. Ele pediu ao luthier para diminuir um pouco a ressonância grave, possibilitando empregar o instrumentos em peças solo.

O Dilermando Reis gravou um disco com cordas de nylon. O disco chama-se "Gran Prix" e tem o seguinte repertório:

1 - Concerto nº 1 para violão e orquestra do Radamés Gnatalli

2 - Velha Modinha - Lorenzo Fernandez

3 - Ponteado - Guerra Peixe

4 - Choro nº 1 - Villa-Lobos

5 - Ponteio - Heckel Tavares

6 - La Catedral - A. Barrios

A Del Vecchio tinha a patente do ressonador, não sei se continua tendo, mas havia propriedade intelectual envolvida. O Henrique Cazes procurou um violão tenor como o do Garoto para gravar o disco com o Marcello Gonçalves e teve muito trabalho pra localizar um instrumento.

A primeira encomenda de violão de 7 de nylon, de acordo com as melhores fontes históricas, foi feita pelo Luiz Otávio Braga ao Sérgio Abreu na década de 1980. O Raphael veio depois.

http://www.delvecchi...asp?nome=Violão Tenor Dinâmico

Não é isso?

Quanto ao violão nylon 7 cordas pensei que o Raphael tivesse sido o primeiro. Bom saber!

Se bem que o Yepes usava o violão 10 cordas nylon. Logo, sete não seria algo fora de propósito.

Os russos usam com 7 cordas e o Napoleón Coste já usava 7 cordas no século retrasado.

Ressuscitando o tópico...rs

Alguém tem um violão tenor? pode falar sobre a experiência?